quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Uma Palavra sobre o Natal atual


Meus prezados em Cristo Jesus ,  como todos sabem neste respectivos mês ao qual antecede a chegada de um novo mês junto a um novo ano ,  este que antecede por sua vez é possuidor de datas memoráveis , de inicio em seu segundo Domingo , alguns comemora o dia da Bíblia , e pasmem vários lideres não se deram nem conta do ocorrido , passando esta data , é de conhecimento de todos, os dias 24 e 25, assim como o dia 31. Ora próximo ao final do mês , ocorre as festas natalinas, no qual é o dia onde , famílias , amigos e colegas de vários segmentações, estarão se confraternizando, trocando presentes, rindo  de suas lembranças cômicas , entre outras , mas neste artigo queria comentar algumas coisas sobre o Natal , que tanto se fala neste mês , em vários lugares, lojas, pontos comerciais principalmente ! em lares seja qual for o local, tona-se quase impossível não comentar sobre esta data tão festiva.


Origem da Palavra Natal

A palavra 'natal' do português já foi 'nātālis' no latim, derivada do verbo 'nāscor' (nāsceris, nāscī, nātus sum) que tem sentido de nascer, logo entendemos que a palavra Natal indica "nascer" ou nascimento, nada de outro mundo como alguns "super eruditos ensinam por ai ".

A festa e sua origem

De acordo com o almanaque romano, a festa já era celebrada em Roma no ano 336 d.C.. Na parte Oriental do Império Romano, comemorava-se em 7 de janeiro o seu nascimento, ocasião do seu batismo, em virtude da não-aceitação do Calendário Gregoriano. No século IV, as igrejas ocidentais passaram a adotar o dia 25 de dezembro para o Natal e o dia 6 de janeiro para Epifania (que significa "manifestação"). Nesse dia comemora-se a visita dos Magos. Segundo estudos, a data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus,Portanto, segundo certos eruditos, o dia 25 de dezembro foi adotado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol invencível", que comemorava o solstício de inverno. No mundo romano, a Saturnália, festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada de 17 a 22 de dezembro; era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude.

Arvore de Natal

Entre as várias versões sobre a procedência da árvore de Natal, a maioria delas indicando a Alemanha como país de origem, uma das mais populares atribui a novidade ao reformador Martinho Lutero (1483-1546), autor da Reforma Protestante do século XVI. Olhando para o céu através de uns pinheiros que cercavam a trilha, viu-o intensamente estrelado parecendo-lhe um colar de diamantes encimando a copa das árvores. Tomado pela beleza daquilo, decidiu arrancar um galho para levar para casa. Lá chegando, entusiasmado, colocou o pequeno pinheiro num vaso com terra e, chamando a esposa e os filhos, decorou-o com pequenas velas acesas afincadas nas pontas dos ramos. Arrumou em seguida papéis coloridos para enfeitá-lo mais um tanto. Era o que ele vira lá fora. Afastando-se, todos ficaram pasmos ao verem aquela árvore iluminada a quem parecia terem dado vida. Nascia assim a árvore de Natal. Queria, assim, mostrar as crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo.

O Papai Noel, origem e tradição


Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil dePapai Noel e em Portugal de Pai Natal.

A roupa do Papai Noel 


Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano. Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

Natal nos dias atuais

Em dias atuais, o que vemos são: grandes enfoques na área comercial, pois para muitos lojistas, empresários , entre outros, esta época sazonal, tem por certo grandes retornos aos seus cofres, nos dias que vivemos, esta data para muitos é momento de se alegrar e beber muito vinho,cerveja, ir as praias e se embriagar e fazer aquilo que vier a cabeça, para uma sociedade sem Deus, sem Jesus o Natal se resume apenas isto. Alguns ainda começam com aquela falsas palavras antes da ceia natalina junto aos seus lares, após isto, saem por vários lugares, cumprimentam pessoas, que passaram anos sem falar (por estarem magoadas) e na noite de natal , ainda desejam “ felicitações” , isto é reflexo , de uma sociedade que não tem a Palavra de Deus em seu centro, muito menos em sua vida. Que possamos fugir das hipocrisias que surgem não só nesta data , mas diariamente.

Dessa forma, entendamos que o Natal-comercial , fraudulento , enganador imposto pela sociedade ao qual afirma que, para ser feliz, é preciso beber todas na noite de Natal e sair para as festas, entre outras façanhas , que muitos gostam de “aprontar” não pode ser comparado com o verdadeiro Natal que a igreja pratica ,pois, para a Igreja o verdadeiro Natal é o Senhor Jesus Cristo, não precisamos nos vestir de Papai Noel , gritar Ho-Ho-Ho , tomar um Vinho tinto ou algo parecido, não precisamos nada disto. Para a Igreja é preciso adorar ao Senhor como foi a intenção dos magos (Mt 2.2), Ele que é o verdadeiro Caminho ,Verdade e Vida (Jo 14.6); A Porta (Jo 10.9); O Bom Pastor (Jo 10.11); O Alfa e Ômega (Ap 1.8). 
 Portanto temos o Senhor Jesus , isto nos basta , nosso Natal é Feliz pois temos Jesus Cristo, comemoramos, agradecemos de maneira Santa , sorrimos, cantamos hinos a Deus, pois para nós crentes em Jesus, não temos vinculo algum com o Pai Natal, Papai Noel, ou Santa Claus como queiram, muito menos com arvore de Natal e gnomos , mas temos muito mais que um vinculo com o Majestoso, Conselheiro , Príncipe da Paz , o DEUS-HOMEM (JESUS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

postagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...