sábado, 25 de dezembro de 2010

O Natal, estimado e verdadeiro na pessoa do Deus-Homem (Jesus)

Quero desejar a todos os meus irmãos em Cristo , amigos que seguem aqui no blog, no Twitter,facebook,orkut, de perto de longe, enfim a todos os amados em Cristo, um grande e FELIZ NATAL.

Com esse artigo meus irmãos, gostaria de ser breve em uma explanação acerca do Natal, origem etimologia , e algumas coisas a ser consideradas, sabendo que o verdadeiro Natal não é o comercial, pregado pela sociedade desviada dos padrões de Deus. Mas o verdadeiro NATAL é na pessoa de Cristo Jesus o Deus-Homem.

começamos pois pela EtimologiaA palavra 'natal' do português já foi 'nātālis' no latim, derivada do verbo 'nāscor' (nāsceris, nāscī, nātus sum) que tem sentido de nascer, logo entendemos que a palavra Natal indica "nascer" nada de outro mundo como alguns "super eruditos ensinam por ai ".



De acordo com o almanaque romano, a festa já era celebrada em Roma no ano 336 d.C.. Na parte Oriental do Império Romano, comemorava-se em 7 de janeiro o seu nascimento, ocasião do seu batismo, em virtude da não-aceitação do Calendário Gregoriano. No século IV, as igrejas ocidentais passaram a adotar o dia 25 de dezembro para o Natal e o dia 6 de janeiro para Epifania (que significa "manifestação"). Nesse dia comemora-se a visita dos Magos. Segundo estudos, a data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus,Portanto, segundo certos eruditos, o dia 25 de dezembro foi adotado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol invencível", que comemorava o solstício de inverno. No mundo romano, a Saturnália, festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada de 17 a 22 de dezembro; era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude.


A Bíblia diz que os pastores estavam nos campos cuidando das ovelhas na noite em que Jesus Cristo nasceu. O mês judaico de Kislev, correspondente aproximadamente à segunda metade de novembro e primeira metade de dezembro no calendário gregoriano era um mês frio e chuvoso. Sendo assim, não era um mês propricio aos pastores ficarem nos campos passando frio e cuidando das ovelhas.
Entretanto, o evangelista Lucas afirmava que havia pastores vivendo ao ar livre e mantendo vigias sobre os rebanhos à noite perto do local onde Jesus nasceu. Como estes fatos seriam impossíveis para um período em que seria impossível ficar de pé ao lado de fora em função do frio, logo Jesus não poderia ter nascido no dia em que o Natal é celebrado, e sim na primavera ou no verão. Por isso, a maioria dos estudiosos consideram que Jesus não nasceu dia 25 de dezembro.

Entendemos meus irmãos que dias 25 não tem nada haver com o Nascimento de Cristo, mas e a arvore de natal ?  

Entre as várias versões sobre a procedência da árvore de Natal, a maioria delas indicando a Alemanha como país de origem, uma das mais populares atribui a novidade ao padre Martinho Lutero (1483-1546), autor da Reforma Protestante do século XVI. Olhando para o céu através de uns pinheiros que cercavam a trilha, viu-o intensamente estrelado parecendo-lhe um colar de diamantes encimando a copa das árvores. Tomado pela beleza daquilo, decidiu arrancar um galho para levar para casa. Lá chegando, entusiasmado, colocou o pequeno pinheiro num vaso com terra e, chamando a esposa e os filhos, decorou-o com pequenas velas acesas afincadas nas pontas dos ramos. Arrumou em seguida papéis coloridos para enfeitá-lo mais um tanto. Era o que ele vira lá fora. Afastando-se, todos ficaram pasmos ao verem aquela árvore iluminada a quem parecia terem dado vida. Nascia assim a árvore de Natal. Queria, assim, mostrar as crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo.



O Papai Noel : origem e tradição

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil dePapai Noel e em Portugal de Pai Natal. 



A roupa do Papai Noel 

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano. Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.


O Nome do Papai Noel em outros países


- Alemanha (Weihnachtsmann, O "Homem do Natal"), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus), Holanda (Kerstman, "Homem do Natal), POrtugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz).

E para nós Cristãos , salvo em Cristo como é o NATAL ? 

Nosso Natal é Jesus Cristo , que morreu e ressuscitou, sem ele seria vã a nossa fé (1 Coríntios 15.17-20)
Sem ele não teríamos vida, pois ele é o Pão da Vida (Jo 6.35) 
Sem ele estaríamos na escuridão , pois ele é a Luz do Mundo (Jo 8.12)
Sem ele não acharíamos o caminho nem a verdade e nem a vida, pois ele é o Caminho a Verdade e a Vida (Jo 14.6) 

Glorificado e Exaltado seja Jesus Cristo , o verdadeiro, Deus Nosso, aquele que também é “Eu sou a porta” (Jo 10.9), “Eu sou o Bom Pastor” (Jo 10.11), “Eu sou a ressurreição e a vida” (Jo 11.25), “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida” (Jo 14.6), “Eu sou a videira verdadeira” (Jo 15.1), “Eu sou o Alfa e o Ômega” (Ap 1.8). Creiamos cada vez mais no Jesus Cristo Senhor e Salvador apresentado na Palavra de Deus, o Homem perfeito, justo, santo, obediente ao Pai em tudo, impecável, imaculado e incontaminado (1 Pe 1.18,19), incomparável, diferente de todos os homens que andaram na terra, o qual jamais deixou de ser Deus.  Nosso Natal é Feliz pois temos Jesus Cristo, comemoramos, agradecemos de maneira Santa , sorrimos, cantamos hinos a Deus, pois para nós crentes em Jesus, não temos vinculo algum com Pai Natal, Papai Noel, ou Santa Claus como queiram, muito menos com arvore de Natal alguma, mas temos vinculo com o Majestoso, Conselheiro , Príncipe da Paz , o DEUS-HOMEM . 

Portanto meus irmãos em Cristo , por esses motivos desejo a TODOS um FELIZ NATAL, a meus amigos do Orkut, Facebook, Twiiter , etc ... .

Que A Paz do Senhor esteja sobre todos vocês

Em Cristo com Amor .

Um comentário:

  1. GRAÇA E PAZ AMADO! DE FATO ESSA DATA EM QUE SE CELEBRA O NATAL É IMPRECISA, MAS ISSO NÃO SIGNIFICA QUE NÃO POSSAMOS COMEMORAR, DESDE QUE FAÇAMOS DO MODO CERTO, RECONHECENDO A GRANDE LIÇÃO QUE DEUS NOS DÁ: ELE VEIO E SE TORNOU UM DE NÓS, SE COLOCOU EM NOSSO LUGAR. DEVEMOS FAZER O MESMO PELO NOSSO PRÓXIMO.

    ResponderExcluir

postagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...