segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

“O cair é do homem, mas o levantar é de Deus” ?

Durante esse tempo que tenho na fé e participando de reuniões, até mesmo vendo e ouvindo certos "pregadores", alguns pastores, e até pessoas que ensinam, tornou-se comum a um bom tempo a seguinte frase cujo é tema desta abordagem caro ledor. Entre aqueles que pregam ( é claro que nem todos fazem uso ) mas uma maioria que por falta de orientação, leitura e aprendizado da Bíblia, outros por ouvirem certos animadores de auditórios citando, costumam a fazer uso e utilizar, como se fosse uma " regra Bíblica" ou até mesmo um "quase" versículo da Bíblia Sagrada. Ora , como escutei muitas vezes esta frase, até mesmo em um tom feroz, ameaçador e triunfalista por alguns malabaristas da pregação egocêntrica , tentando trazer aquela mensagem, aqueles que fracassaram na fé em algum momento da sua vida, ora dessa forma fazem muitas vezes uso para tentar animar, alegrar aquele que esta de cabeça baixa no culto, mas nós sabemos que a Bíblia ensina de uma outra maneira, ao qual sabemos que esta frase não é verdade,chegando a ser um bordão, sendo que não é um versículo da Bíblia e não está escrito nas paginas das Sagradas Escrituras, tal frase vejamos pois.

Primeiro , quem muitas vezes usa , transparece que Deus tem uma obrigação de levantar aquele que caiu, aquele que tropeçou , mostra e revela essa frase que aquele(a) a qualquer momento vai ser levantando por Deus do nada, dormi caído e acordar em pé firme, sem nenhum esforço ,entretanto não é dessa forma que a Bíblia ensina pois em Lc 15:18 " Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti " vemos aqui o Filho pródigo dizendo "Levantar-me-ei " .
Tiago 4.8 diz , "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações". Tiago usa primeiro "Chegai-vos a Deus" , com isso percebemos que alguns desavisados falam que a frase "cair é do homem, mas o levantar é de Deus" totalmente sem fundamento Bíblico ( alguns até bem intencionados querendo animar o irmão caído) pois quem tem que chegar á Deus é próprio homem, e não Deus chega primeiro ao homem implorando por ele se voltar, falar e pensar dessa forma é um ledo engano. O homem em seu pecado precisa reconhecer e pedir ajuda de Deus caso contrário continuara caído em seus deleites e prazeres ! Acordamos pois.
Portanto meus irmãos, gostaria de vos escrever que aqueles que naufragaram , Deus convida eles a levantar , o homem cai, Deus convida a levantar segundo( Pv 24.16) " Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal " .


Posso dizer sim, que o Cair é do Homem, mas o levantar também é do Homem , contando com ajuda misericordiosa de Deus. Pois Deus nunca fará a parte que é de competência minha e sua . Fujamos dos enganos falados por alguns animadores de auditórios e possamos aprender mais com o Senhor, e não esqueçam de frequentar a Escola Dominical em 2011. Assim não vão aprender a falar Chavão ! ( nem repeti-los)

Em Cristo com Amor ,
Ruan Balbi.

32 comentários:

  1. Meu querido irmão Ruan
    A Paz do Senhor
    Como vc mesmo prometeu, agora estou seguindo o seu blog...então siga o meu tb..
    Eu sou o pastor Ivair Lehm, da Assembléia de Deus ministério de Madureira, no interior de do Estado de São Paulo.
    Sou Doutro em Teologia, professor e diretor da FETAP - faculdade de ensino teologico da alta paulista, escritor,conferencista, psicanalista clínico, membro da academia brasieleira de letras e oradores evangélicos, jornalista, vice predidente do Campo da AD de Adamantina e dirigente da Igreja Assembleia de Deus em lucelia SP, ufa...
    Na realidade, sou um servo do senhor Jesus igualzinho a voce....
    Estamos a disposição de sua pessoa e igreja no que for necessário....um forte abraço meu filho

    Pr Ivair Lehm

    ResponderExcluir
  2. Amado irmão,
    paz e graça so Senhor sobre tí sempre!
    Desejo que vc possa estar bem.
    Faço parte da UBE e ví seu convite para conheçer seu site.Quero parabenizá-lo por tão belo site.O conteúdo é de primeira e edificante.
    Parabéns! Continue escrevendo,suas palavras irão onde vc possa não chegar e tomar conta de muitos corações.
    Aproveito a ocasião para lhe pedir que siga meu Blog,se possível e me ajude com orientações,sugestões, opiniões e Textos ou Artigos.Essa ajuda será muito bem-vinda.Outrossim, gostaria se possível, que a gente pudesse fazer contato mais proximo, realmente gostei muito do irmão, mesmo sem conhece-lo.E isso quem faz é só o Senhor mesmo.
    Gde abraço.
    Viva vençendo!!
    Seu irmão menor.
    http://umaalmasedenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Deus abençoe seu ministério sempre, enquanto tiver sopro de vida e pós geração!

    ResponderExcluir
  4. Caro " Anônimo " , grato pela participação , se o amado puder , na próxima identificar , ficaria grato, afim de termos contatos mais vezes.

    Em Cristo ,

    Ruan Balbi

    ResponderExcluir
  5. Louvado seja Deus, pois vejo uma pessoa com discernimento acerca desse tema, é verdade que o irmão afirmou, já ouvir muitos pregadores falar isso no púlpito, na rádio e no meios dos irmãos, isso é perigoso pois pode levar irmãos sem discernimento a se apoia nessa bengala e permanecer caindo constantemente, "pois o cair é do homem, mas o levantar é de Deus" isso é antibíblico, a bem da verdade Deus não criou o homem para cair, o homem caiu e cai por desobedecer a Deus, por essa razão é que Deus que não criou o homem para cair, que Ele diz para o homem: Poe-te de pé.

    ResponderExcluir
  6. A Paz em Cristo " Deus é Fiel "
    grato pela participação , importa meu amado que fujamos desses chavões dito por animadores de auditório e marqueteiros da falaciosa teologia antropocêntrica. Para isso devamos ler a Palavra de Deus a cada dia, meditando nela, para fugir dos desvios hereges que permeiam sempre.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  7. O homem, que é a figura que geralmente cai por ser cheio de falhas, deve levantar por sua força ou buscar em Deus o verdadeiro levantar? Bem, não exergo o levantar como sendo do próprio homem, principalmente porque ele é fraco e dependente da misericórdia de Deus. Ao meu ver, cabe ao homem buscar o sincero arrependimento e seguir o caminho mostrado por Jesus. Ao homem cabe o esforço de querer se levantar. Dessa forma Deus o levantará. Mas não o levantar do corpo, mas sim o levantar do espírito. Se Deus não quiser, o homem não levanta. Se for a vontade de Deus, por um motivo que somente Ele conhece, que um homem passe toda a sua vida de joelhos, ele a passará. Portanto, sob meu ponto de vista o levantar é sim de Deus. Porém, concordo que isso não deva ser usado como uma bengala pra justificar sempre os nossos erros e acharmos que Deus tem por obrigação sempre nos levantar. Ele nos levanta por Sua misericórdia e por NOSSO arrependimento, humildade e esforço (de querer lvantar).

    ResponderExcluir
  8. Prezado Alec , peço que o amado re-leia o texto em Tiago 4.8 diz , Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Em algum momento do texto, o irmão vê Deus se chegando ? Conforme o artigo elaborador com base Bíblica cabe ao homem sim , que caiu, se voltar a Deus , lembra do Filho Prodigo ? Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Lucas 15:18. Ora com base nos textos de quem é o levantar ? Claro como fora dito, com AJUDA de Deus !

    Paz em Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão.
      Salmos 37:24

      Excluir
    2. Ruan, tbm concordo Alec, não devemos utilizamos destas frases para justificar nossos erros mas o próprio Deus diz em Salmos:
      Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão.
      Salmos 37:24.

      Então! nao quem nos matem de pé

      Excluir
  9. eu concordo com alec..hj tem muito pregador cheio de nove horas com palavras muito dificil que muitas vezes nem o propio pregador sabe bem o significado. e o povo ta cansado desse oba oba...pregadores contra pregadores mas na verdade tao todos pobres espiritualmente o levanta e anda ja foi embora faz tempo.

    ResponderExcluir
  10. Caro " Anônimo " ,
    sua identificação na próxima participação seria muito proveitosa, peço que o fala por gentileza.

    Quanto ao você concordar é um direito que lhe assiste assim como discordar, mas peço que leia novamente o artigo , pois o mesmo não demonstrou que o fez, e se o fez, foi de maneira precipitada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o senhor esta falando no livro de salmos 37:24 que idenpende da queda ele nos levantara.

      Esta dando erro quando tento colocar meu nome mas me chamo Fábio

      Excluir
    2. Amado Fabio , não podemos isolar textos !
      O homem que cai, tem que se arrepender, confessar e deixar o erro, a parte que cabe a nós o Senhor não fará. Nessa questão entra Salmos 37.24 , pois o Senhor ajuda o caído a se levantar !

      Excluir
  11. - O Senhor abre os olhos aos cegos; O SENHOR LEVANTA os abatidos; o Senhor ama os justos;(Sl 146:8)
    - O SENHOR... "8 LEVANTA o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo". (I SM 2:8).

    Amados irmãos, não querendo polemizar, gostaria de dizer que, os que defendem que o LEVANTAR é do homem, estão certos, bem como os que defendem que é de DEUS, também, estão corretos. Entretanto, o que não podemos afirmar é que a frase, ou suposto versículo "O cair é do homem e o levantar é de Deus", esteja na bíblia, pois, realmente, lá não se encontra e, tal afirmação não condiz com a verdade (escritamente falando).

    Agora, venhamos e convenhamos, o SENHOR abate e anima, faz descer ao pó e levanta, enriquece e empobrece, fere sara. O SENHOR pode todas as coisas e nós, se estivermos gozando de nossas perfeitas faculdades mentais, devemos cuidar, sim, é para não cairmos nunca. Mas, se em algum momento você se encontrar nessas condições, sendo o SENHOR ou não, levantando, não fique no chão! A Biblia nos diz em II CO 12:10 parte C: "Porque quando estou FRACO então sou forte".

    Então, sendo vós Francos, Ele é Forte. Estando vós no Chão, peça a ele para te levantar ou consiga forças para fazê-lo. Faça que nem o filho pródigo que, quando se sentiu fraco, disse: "Vou ter com meu PAI". Faça a mesma coisa e que Cristo Jesus vos abençoe.
    www.resgatedasdrogas.com.br

    ResponderExcluir
  12. Prezado Pr Edson Lopes, a Paz em Cristo !

    Lembrando que a questão em apreço é o chavão dito por inúmeros animadores de palco, vale ressaltar que o Cair é do Homem , e o levantar também é do homem, COM AJUDA DE DEUS ! Por isso diz: "Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá".
    Efésios 5:14

    ResponderExcluir
  13. A paz de Cristo esteja em vossos corações!
    É importante falarmos acerca da Palavra de Deus e a respeito desse assunto é bom nos munirmos de maior número de referências bíblicas e mais diretas possíveis. Alguns que defendem que Deus é quem levanta ao homem sem uma atitude por parte do mesmo, deve defender a doutrina (errônea) sobre predestinação. Só lembrem do que o Senhor diz em sua Palavra em Apocalipse 3:20 - Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. Em outra parte, João 1: 10-O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. 11-Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12-Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome... em outras palavras, Deus age sim, mas não sem a iniciativa do homem. Portanto cuidado com o que pregamos, é necessário conhecermos mais a respeito das coisas de Deus pois em sua Palavra ele mesmo adverte em Deuteronômio 4:2-Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que eu vos mando.E em Apocalipse 22:18-Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro;
    Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  14. Caro Edson a Paz...

    grato pela participação.

    ResponderExcluir
  15. Os passos de um homem bom são confirmados pelo SENHOR, e deleita-se no seu caminho.
    24. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o segura pela sua mão. Sl37.23-24

    O homem cai, mas quem o levanta é o Senhor. Coitado de quem pensa que pode fazer alguma coisa por si mesmo. Jesus disse: Sem mim NADA podeis fazer. E NADA quer dizer exatamente NADA mesmo.

    ResponderExcluir
  16. Caro "Anônimo o ultimo " só terá direito de uma resposta, caso faça uma identificação. A proposito você leu o artigo completo, analisando e lendo sua Bíblia ? Se o fez, fez de maneira irresponsável, pois não traria uma comentário dessa forma.

    ResponderExcluir
  17. Qual é o problema de esta Anônimo? Se você é cheio de "sabedoria" responde: Não lhe conheço muito, mas pelo que vejo você quer arranjar INTRIGA, BRIGAS, DISSENÇÕES.. Pelo que observei você só fala mal dos pregadores e outros. Querido, acredite você ganharia mais pregando o evangelho aos perdidos.. Agora postar o que você coloca, não vai obter nenhum exito, pois JESUS jamais ficou o tempo todo falando, falando e falando, mas antes ELE AGIA.. Deixe de ser multidão e seja uma benção.. Você é jovem, mude seus conceitos, reveja seus pensamentos enquanto há tempo- VIGIE, pois isso não é evangelho.. Vá orar mais, pelo que pude ver você é da Ass. de Deus, mas o que você faz la então? Pois és contra praticamente tudo que ali há.. Você precisa é de Deus..

    ResponderExcluir
  18. QUERO VER SE VOCÊ TEM CORAGEM DE APROVAR ISSO.. SE VOCê NÃO APROVAR DEMONSTRA SUA FALTA DE CARATER...

    ResponderExcluir
  19. "Caro Anônimo " (o ultimo) , é de suma importância se identificar, a menos que tenha vergonha de se expor e revelar quem seja você, caso contrário o tenho como um sem identidade.

    Convido você a se identificar na próxima oportunidade , a proposito , leia os artigos e analise com sua Bíblia lendo as referencias , pois pelo seu comentário demonstra que não o fez, e se fez , foi de maneira irresponsável descompromissada. Você sabia que mais da metade do ministério de Jesus foi dado a pregar a Palavra e a ensinar ? Bom caro "anônimo sem identidade " o meu conceito é a Palavra de DEUS , e sou assembleiano sim , e vi uma Assembleia de Deus que guarda os princípios de Deus e sua Palavra (Sl 119.11) , o que vemos hoje é gente "pregando enlatado" heresias, "novo tempo" "nova visão" , e diante de tudo isto , não poderia me calar, pois sabendo que fui posto para defesa do evangelho (Filipenses 1:17). Amém ?

    Na verdade caro "anônimo" quem precisa de Deus aqui é você , leia mais a Palavra do Senhor , busque mais a Deus, vá mais para Escola Dominical , frequente assiduamente os cultos de ensino de sua Igreja , assim vai aprender mais a Palavra e como se comportar em um debate.

    ResponderExcluir
  20. Amado em Cristo, muito bom seu artigo, concordo com ele em parte, mas compreendi o que você quis dizer. Também sou contra os chavões e bem no início, quando comecei meu blog, tinha uma série só a respeito disso. Porém, com certeza o homem tem a responsabilidade de esforço para que Deus possa trabalhar, mas não nos esqueçamos que é o Espírito Santo que primeiramente convence o homem de seu estado pecaminoso, para depois através desta análise o homem poder tomar sua decisão de querer se levantar ou não, sendo assim o levantar é do homem, mas o levantar é de Deus!

    Fica na paz meu amigo!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  21. kkkkkkkkkkkkkkkk- Desculpa a demora... Querido você nem me conhece! Olha o seu comentário:

    "Na verdade caro "anônimo" quem precisa de Deus aqui é você , leia mais a Palavra do Senhor , busque mais a Deus, vá mais para Escola Dominical , frequente assiduamente os cultos de ensino de sua Igreja , assim vai aprender mais a Palavra e como se comportar em um debate."

    Como você tem certeza que não vou a EBD? Que eu não frequento culto assiduamente? E as demais citações.. Você quer saber muito, mas no final não sabe de nada. Isso demonstra novamente o seu caráter - Julgador... Que a paz de Cristo esteja sobre ti. Desejo que Deus te de juízo!

    ResponderExcluir
  22. Anônimo(O ultimo) não terá mais respostas em seus comentários, vazios, fracos e cheio de bordões !!

    A menos que se identifique, como já dito antes.

    ResponderExcluir
  23. O senhor firma os passos do homem bom, e no seu caminho se compraz, se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão.salmo 37 vers.23 e 24
    Tá ai: Aprende a ler a bíblia!

    ResponderExcluir
  24. Caro Davi , o amado teve pelo menos o trabalho de ler o artigo completo e acompanhar com sua Bíblia?? Caso contrário não faria um comentário vazio deste. Se o amado gosta de ler a Bíblia e tem prazer na Lei do Senhor, Leia as referencias a seguir , (Lc 15.17-24 ;Tg 4.8 ; Pv 24.16;Ef 5.14; Ap 2.5. Lembre-se Deus jamais fará a parte que cabe a min e a voce. (Sl 37.24)

    ResponderExcluir
  25. Ruan Balbi,
    Boa postagem. Poderia ser adicionado a essa lista uma gama enorme de "neo-versículos", como: "Não cairá nenhuma folha da árvore sem ser pela vontade de Deus"... entre outros.

    Sou seguidor de seu blog agora , te convido tbm a visitar o meu, e se gostar da proposta do blog siga-nos tbm: http://blogdowaltim.blogspot.com é um blog sobre apologética cristã com uma pequena dose de bom humor.

    God bless you, man!

    Microscopicamente (João 3.30),

    Walter Filho

    ResponderExcluir
  26. Prezado Walter Filho , a Paz do Senhor !
    Obrigado por fazer parte deste pequeno e humilde blog , grato pela visita e a participação neste artigo, Deus em Cristo te abençoe.

    ResponderExcluir
  27. A PAZ QUERIDO RUAN BALBI, GOSTEI MUITO DE SEU ARTIGO MAS NÃO POSSO CONCORDAR COM TUDO O QUE FOI ESCRITO,HÁ ALGUMAS CONTRADIÇÕES BIBLICAS QUE NÃO PODE PASSAR EM BRANCO CUIDADO COM O QUE VC ESCREVE A PAZ

    ResponderExcluir
  28. Olá "Anonimo" de letras garrafais !
    Vou lhe informar três pontos querido.

    I. Na próxima vez, se identifique e não seja um agente secreto de blogs, caso contrário não terá resposta.

    II. Não concordar comigo é valido desde que traga fundamentações Bíblicas, caso contrário tenho suas palavras como anátema, discorde mas faça bonito não uma vergonha !

    III. Prove as contradições, ou você não leu o artigo consultando sua Bíblia ?? se o fez , foi de maneira irresponsavelmente.

    ResponderExcluir

postagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...