domingo, 31 de outubro de 2010

Reforma Protestante ou Halloween ?

No dia 31 de Outubro , No início do século XVI, o monge alemão Martinho lutero, abraçando as idéias dos pré-reformadores, proferiu três sermões contra as indulgências em 1516 e 1517. Em 31 de outubro de 1517 foram pregadas as 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenber , com um convite aberto ao debate sobre elas. Esse fato é considerado como o início da Reforma Protestante. As 95 Tesesforam logo traduzidas para o alemão e amplamente copiadas e impressas. Após um mês se haviam espalhado por toda a Europa.

Após diversos acontecimentos, em junho de 1518 foi aberto um processo por parte da Igreja Romana contra Lutero, a partir da publicação das suas 95 Teses. Alegava-se, com o exame do processo, que ele incorria em Heresia Depois disso, em agosto de 1518, o processo foi alterado para heresia notória. Finalmente, em junho de 1520 reapareceu a ameaça no escrito "Exsurge Domini" e, em janeiro de 1521 a bula "Decet Romanum Pontificem" excomungou Lutero. Devido a esses acontecimentos, Lutero foi exilado no Castelo Wartburg, em Eisenach, onde permaneceu por cerca de um ano. Durante esse período de retiro forçado, Lutero trabalhou na sua tradução da Bíblia para o alemão, da qual foi impresso o Novo Testamento, em setembro de 1522.


Em 17 de abril de 1521, Lutero apresentou-se à Dieta do Concílio Supremo, presidida pelo imperador Carlos V. Para escapar da morte, teria de se retratar. Mas ele não faria isso, a menos que fosse desaprovado pelas próprias Escrituras. E asseverou perante todos: “Aqui estou. Não posso fazer outra coisa. Que Deus me ajude. Amém”.Considerado herege, ao regressar à sua cidade Lutero foi cercado e levado por soldados ao castelo de Wartzburg, na Turíngia, onde ficaria “guardado”. Ali, ele traduziu o Novo Testamento para o alemão, obra que, por si só, o teria imortalizado. Ao regressar a Wittenberg, reassumiu a direção do movimento a favor da Igreja Reformada, e a partir daí os princípios da Reforma Protestante se espalharam por toda a Europa, com ajuda de homens de valor, como Ulrico Zuínglio, João Calvino, Jacques Lefevre, João Tyndale, Tomás Cranmer, João Knox, etc. Na Hungria , a disseminação do protestantismo foi auxiliada pela minoria étnica alemã, que podia traduzir os escritos de Lutero. Enquanto o Luteranismo ganhou uma posição entre a população de língua alemã, o Calvinismo se tornou amplamente popular entre a etnia húngara. Provavelmente, os protestantes chegaram a ser maioria na Hungria até o final do século XVI, mas os esforços da Contra-Reforma no século XVII levaram uma maioria do reino de volta ao catolicismo.


Fortemente perseguida, a Reforma praticamente não penetrou em Portugual e Espanha . Ainda assim, uma missão francesa enviada por João Calvino se estabeleceu em 1557 numa das ilhas da Baía de Guanabara, localizada no Brasil, então colônia de Portugal. Ainda que tenha durado pouco tempo, deixou como herança a Confissão de Fé da Guanabara. Na Espanha, as idéias reformadas influíram em dois monges católicos: Casiodoro de Reina que fez a primeira tradução da Bíblia para o idioma espanhol, e Cipriano de Varela, que fez sua revisão, originando a conhecida como Bíblia Reino Varela. É no dia de hoje não poderíamos deixar de fazer menção de feitos assim homens que contribuíram em detrimento da Palavra de Deus, derramamento de sangue, e entre outros acontecimentos.
Halloween teve sua origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C e 800 d.C ,embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase " Doces, gostosuras e travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração.

Mas pregador que elo tem com a Reforma Protestante? Ora meus irmãos nenhum, nada tem nada haver com a Reforma, o que acontece que hoje , é muitos crentes não estão sendo ensinados, escolas dominicais hoje , fala-se muito em promessas, embora não era para acontecer haja vista que é muito bom os estudos de uma editora que envia que para a maioria de muitas Igrejas. Ensinadores (ensinadores?) deveriam ensinar em suas classes que hoje se comemora a Reforma Protestante, deveria ser lembrado os feitos desses homens, até porque o Halloween teve uma certa mesclação com o paganismo e com o romanismo. A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davamo ao ano novo celta,a "festa dos mortos". E no romanismo o Dia de Todos os Santos da Igreja Católica Romana, o qual era originalmente celebrado em maio, e não no primeiro dia de novembro. No ano 608, o imperador romano Focas apaziguou o populacho dos territórios pagãos recentemente conquistados, permitindo-lhe combinar o antigo ritual de Samhain com o Dia de Todos os Santos. E, assim, o panteão de Roma, templo edificado para a adoração de uma multiplicidade de deuses, foi transformado em igreja. Hoje, o Dia das Bruxas é muito importante para os lojistas, inclusive no Brasil. Salém, em Massachusetts (Estados Unidos), é a sede da bruxaria norte-americana. Ali celebra-se, na época do Halloween, o Festival da Assombração, para expandir a temporada turística de verão. Tudo parece uma grande brincadeira, mas — conscientemente ou não — os participantes dessa festa estão se envolvendo com o ocultismo e o satanismo.

Portanto meus irmãos, diante desta estimada reflexão , claro que algumas partes extraídas de pesquisas feitas em algumas edições de alguns autores, fica claro que Reforma e Halloween não tem nada haver um com outro, a Igreja precisa se voltar ao ensino da Palavra do SENHOR, é que sempre haja reformadores em tempos atuais, concertando o que está quebrado quando se trata de ensino, pregação , e que venhamos a se aparta de comemorações mundanas. Esqueçamos pois " Gostosuras e Travessuras " é digamos ESCRITURAS E ESCRITURAS !




EM Cristo com amor, por um Evangelho Santo, fora das comemorações mundanas .




Ruan Balbi

2 comentários:

  1. GRAÇA E PAZ IR RUAN! GOSTEI MUITO DESSE POST. PRINCIPALMENTE PORQUE CONCORDO COM O IRMAO. MUITOS CRENTES NÃO SABEM NADA SOBRE A REFORMA, SÃO TOTALMENTES IGNORANTES A ESSE RESPEITO, ESSA É UMA REALIDADE QUE TEM QUE SER MUDADE, E DEPENDE DE NÓS QUE PREGAMOS A PALAVRA ENSINAR COM CADA VEZ MAIS AMOR E CONHECIMENTO.

    ResponderExcluir
  2. Amem servo , devemos prezar ainda mais pelo ensino da Palavra do Senhor.

    ResponderExcluir

postagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...