terça-feira, 28 de setembro de 2010

Namorar ou ficar ? Qual agrada ao Senhor ?


Namoro , pergunta que não cala e muitos corações , ele existe ainda no meio do povo que se denomina Cristão ? Percebe-se que através de pesquisas e confissões principalmente da juventude na igreja , que a coisa tá ficando rara.Glorifico a Deus pelos ensinamento que tive por Pastores, pais, acerca do namoro , como se comportar , maneira correta e etecetera. Em tempos atuais vemos uma “moda” que adentrou muitas igrejas e tem se feito presente no meio de muitos jovens da igreja do Senhor, o famoso “FICAR” que está ficando impregnado no meio daqueles que se dizem “Evangélicos” a frase “ EU fiquei com ela, ou viram, eu fiquei com ele “ está sendo comum na mocidade , e também nos crentes “velhos” , enfim vos tragos meus irmãos uma reflexão, Há quem diga que namoro é coisa do passado , e ficar é negocio dos tempos atuais.


Em primeira mão , vamos refletir o que é namoro , sabemos que o namoro é a fase em que o futuro casal se conhece, e bem verdade que o namoro é a primeira fase de três em um relacionamento serio e afetivo do agrado do Senhor, seguido de noivado e o sonhado casamento , o noivado e preparação para o casamento , seguido do matrimonio que é a grande união do casal. Há quem diga que namoro serio é coisa das antigas, de pessoas atrasada, e muitos chegam a confundir namoro , como por exemplo , aventura, azaração e flerte, apenas algo que passe uma chuva e em nome da “carência” ficam no descompromisso fazendo tudo errado ,Paulo em (2 Tm 2.22) fala acerca que é necessário fugir dos desejos da mocidade, e hoje esse desejo essa enganosa teoria de aventura e ficar tem enganado a muitos, e Deus tem advertido que venhamos todos nos a fugir dos desejos das cobiças. O Namoro verdadeiro é para pessoas que se amam, e não para aquelas que apenas têm uma atração passageira ou simplesmente não querem ficar sozinhas.

I. Como eu sei que devo começar um namoro?

Para dar inicio em um namoro deve-se primeiro alcançar maturidade, conversando com uns jovens soube que eles namoram passageiramente e ficam a procura da pessoa certa , enquanto não acham ficam “namorando” com uma e com outra , quando vamos ver , já usou dez jovens da igreja , isso não é maturidade, maturidade é ter responsabilidade, compromisso com o Senhor, pois namoro não é passatempo , e só deve pensar em namorar , quem está disposto a ter compromisso mesmo e está se determinando a casar.

II. Tem como encontrar a pessoa ideal para começar a namorar?

Afirmo que sim, pois quem toma a decisão de namorar, pensa em casar pois é compromissado com o Deus vivo e verdadeiro, para isso necessariamente falo que vivo pois espero no meu Senhor , e com base em (Sl 40.1) sabendo que Deus pode dar a pessoa certa para cada um que deseja servir com Fidelidade. Tendo em vista sempre o cuidado e o zelo, aconselho a todos tomar cuidado com uns “Profetas do casamento” os famosos “casamenteiro” tendo por base o que o Apostolo Paulo escreveu em (1 Co 14.3) sabemos meus irmãos qual a finalidade da profecia , ela não veio para preparar jovens para namorar nem para casar ninguém na igreja, não se casa por profecia, e preciso cuidado. Sabe porque muitos separam na igreja e tem suas vidas infelizes com seu conjugue ? Devidamente por darem ouvidos a “profetas casamenteiros” não caia nesse erro. A pessoa tem que ter critérios contidos na Palavra do SENHOR , aconselho a não entrar em relacionamento onde a pessoa que se está namorar, for mundana , cheio de vícios que deturpam a palavra de Deus , pessoas que não gostam de EBD, mas preferem pancadão gospel, praia em vez de evangelismo, noite eletrônica do que estar lendo a Palavra de Deus , desta te afasta . A questão aparência hoje está posta em primeiro lugar, certa irmã (irmã ?) me falou que na sua igreja não tinha ninguém para ela namorar , pois eram todos feios, eu não podia ficar calado - e disse que tem muito homem de Deus sim que gostam ainda de oração , leitura jejum e consagrar a vida a Deus, não se espante , ela se voltou e disse que os que mais oram são os mais feios na igreja , que ela prefere um bonitão sarado , só muitos esquecem que beleza não se coloca na mesa, e que em (Pv 31.30) diz que vã e a formosura , ou seja meus irmãos um dia a beleza acaba, um dia ficaremos se o Senhor permitir na terceira idade , mas uma coisa não acaba e não pode acabar, esse é o caráter Cristão esse não pode sair de nenhum Cristão que se preza.

III. O que faço no meu namoro? , cuidado que devo tomar?

Em primeira mão, necessário conversar , conversar e conversar , conhecer bem a pessoa que queremos seguir para casar , nunca devemos exceder o limites , coisas que são para casais , não deve acontecer em um namoro, com isso não estou falando que é para ficar do outro lado da rua conversando com a namorada , mas que haja controle na a proximidades, cuidado ! devemos vencer todas as cobiças como, desejos (Tg 1.14,15; 1 Jo 2.15-17) cobiça da carne , concupiscência.Sempre devemos ler a Palavra de Deus, viver em oração , tem a Palavra no centro de tudo (Sl 119.105).

IV. Quanto tempo o meu namoro deve seguir, como controlar e deixar de acordo com a vontade de Deus?

A questão de tempo , não devemos estender, pois quem está querendo namorar dez anos não pensa em casar, apenas vai enganar a moça da Igreja, e também não deve ser pequeno esse tempo. De acordo fica quando ambos vivem intensamente a Palavra de Deus, ambos em consagração a Deus deixando todo embaraço e vivendo fielmente a Palavra de Deus.

Ainda vale ressaltar a “moda” chamada ficar:



I. O que é "ficar"?

"Ficar" tem várias definições. Para alguns, é aquela amizade que esquentou de vez, para outros é só lazer em curti a garota ,outros somente beijar na boca e caricias imorais.Para outros, o "ficar" é um tipo de relacionamento moderninho chamado "namoro de férias" ou "amor de verão". Outros apenas prazer e mais prazer entre o rapaz é a moça, para alguns quanto mais “ficar” mas ele tem o titulo de galã, o cara que pega todas , infelizmente essa “moda” pegou a mocidade , fica com uma hoje, amanha com outra, a menina beija quase todos do grupo de jovens da igreja , ataca geral, não pode ver um chegar na igreja que corre pra cima.

II. Vale a pena “ficar” ?

Quem "fica" envolve-se em relacionamentos superficiais, sem com­promisso, irresponsáveis, perigosos e pecaminosos. antes de assumir compromisso com o Deus, não nasci em um lar Cristão e antes de ser compromissado com a Palavra de Deus, tive esses “ficas” grato ao Bom Deus por me preservar e não deixar passar além das contas. Mas por conhecimento de causa sei que nesses ficas não existe compromisso algum e no outro apenas falamos como foi para os outros, na igreja isso não deve existir , mas tem jovens sem compromisso com Deus rebeldes a pai e mãe, ficam no descompromisso com as jovens no intuito de apenas ficar, somente “curtir a vida”. Os prazeres do mundo sempre parecem superiores aos que podem, ser desfrutados na presença de Deus. Mas quando, de fato, usufruímos da verdadeira comunhão com o Senhor, vemos quanto tempo perdemos por querer "curtir" a vida.

Portanto meus irmãos, aos solteiros de plantão, prefiram o namoro , o compromisso com Deus, conheçam a verdade e ela vos libertara a saber que á verdade é a Palavra de Deus, é Jesus o libertador o Salvado , digamos não ao ficar , e sim aos compromissos na casa de Deus , SANTIDADE AO SENHOR!, o tempo é de acreditar mais em Deus e viver um Evangelho SANTO , longe de escândalos, é que ninguém venha a se apressar para uma pessoa, mas que saibam esperar o tempo de Deus chegar , no tempo de Deus tudo tem um brilho diferente inclusive um namoro. Que o “ficar” fique fora da Igreja, pois desagrada a Deus, se você caro leitor é adepto da moda dos infernos “chamada o “ficar” largue isso de mão, espere no Senhor ele vai abençoar sua vida sentimental, largue o engano, a mentira, não engane seus pais , não engane as pessoas, seus lideres, seja Fiel a Deus , Deus está vendo tudo , e não nada oculto que não venha ser revelado , se preserve , seja exemplo de SANTIDADE e FIDELIDADE A DEUS. Saiba o que agrada a Deus é compromisso.



Em Cristo , com Amor ,



Ruan Balbi


5 comentários:

  1. Amei..Tudo isso é verdade!!!Q Deus continue te abeçoando muito Ruan!!!

    ResponderExcluir
  2. Jovem abençoado cheio de sabedoria do alto né maninhu?? vc é esse Jovem tudo q falow é a mais pura realidade..concordo plenamente hj em dia vivemos tempos trabalhosos e dificeis..por issu vemos o q vemos mesmo em meio a nós cristão!! o q tenho a te falar é q Desejo e peçoa o SENHOR Q A CADA DIA ELE VENHA TE UNGIR MAIS E MAIS,TE ENCHENDO DESSA SABEDORIA Q VEM DO ALTO..

    ResponderExcluir
  3. Não descordo do que pulblicou..
    realmente os "JOvens" que tem um Belo Futuro na Presença de Deus,estão se desgastando com essa prática de " Ficar " .. Para mim ( Mell Lima ) essa Prática é nada mais e nada menos que uma falta de Maturidade..
    E antes de Pensar em Namorar, com o objetivo de casar, é preciso que a pessoa esteja preparada em pelo menos três áreas..
    1º Vida Espiritaul
    2º Emocionalmente
    3º Vida Material

    OBS: Isso resume em um Belo e Perfeito Casaal...!!!

    Com Amor, Mell Lima

    ResponderExcluir
  4. E verdade bençao,namoro e algo que se dever orar muito. Esperar em Deus nem sempre é facil, mas e nescessario, e Deus honrra a cada um de nós. Continue guardando seu coraçao pra Deus e no tempo certo ele ira te honrrar.

    Fica na paz!

    www.jesusarqueeurespiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. A Paz!
    O texto está ótimo!
    Eu prefiro estar fora da moda e ir morar no céu do que está na moda e perder a Salvação.
    Deus continue te abençoando a cada dia mais sua vida e seu ministério.
    Deus é contigo!
    Fique na Paz.
    Carina.

    ResponderExcluir

postagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...